“VI Colóquio NEJAP de Estudos Japoneses – A Espada e a Pena: Guerra e Cultura Marcial no Japão” abre período de submissão de propostas

02/11/2021 18:18


Bunbu ichi (文武一) é uma expressão de longa data na história japonesa. Por vezes traduzida livremente como “harmonia entre a espada e a pena”, fala da necessidade de cultivar simultaneamente as artes civis e militares. O NEJAP por longo tempo destinou-se ao estudo da história medieval japonesa – períodos Kamakura e Muromachi – e o papel dos samurais nesta história. Neste ano, propomos uma avaliação da guerra e cultura marcial no Japão de modo mais amplo, avaliando os impactos e apropriações de discursos, como ocorre com o bushidō nos mais variados contextos (na propaganda nacionalista do período imperial, nos ambientes de ensino e prática de artes marciais de origem japonesa, e mesmo no meio empresarial), as representações da guerra, sua cultura, e seus participantes (guerreiros e soldados) nas mais variadas mídias, os discursos de legitimação de guerra e confronto em todos os períodos da história japonesa, a análise crítica da escrita sobre a arte da guerra e do combate, as questões de guerra e memória tanto da perspectiva japonesa quanto da do outro lado (seja invasor ou invadido, ofensor ou atacado), os debates políticos acerca do rearmamento do Japão e suas implicações diversas na geopolítica ásio-pacífica e mundial, e, é claro, o estudo de guerras e conflitos singulares ao longo da história japonesa.

Da mesma forma que no ano passado, este colóquio será veiculado por meio do canal do NEJAP no YouTube. Aceitaremos propostas enviadas entre os dias 02/11/2021 e 15/12/2021, e todos os proponentes receberão uma resposta até 08/12/2021. Uma vez aceitas as propostas, será de responsabilidade dos proponentes gravar um vídeo de duração condizente com a modalidade de apresentação escolhida (vide abaixo) e entregá-lo até 05/01/2022 para revisão do NEJAP. O Colóquio terá sua live de abertura em 17/01/2022, e encerramento em 11/02/2022. As inscrições para ouvintes ainda não estão abertas.

REGRAS PARA O ENVIO DE PROPOSTAS

Ao enviar sua proposta, o proponente aceita ter seu vídeo postado no canal do NEJAP, e aceita os termos aqui dispostos. As propostas deverão ser enviadas para nejap@nejap.ufsc.br dentro da data estipulada com o título do e-mail “Proposta para o VI Colóquio NEJAP (Minicurso/Comunicação)”. O proponente, portanto, deverá optar entre duas modalidades de apresentação – comunicações, com vídeos de 20-40 minutos de duração (em um só segmento de vídeo) ou minicursos (vídeos ou playlists de 2-6 horas de duração). As propostas deverão conter nome dos proponentes, vínculo institucional e situação acadêmica, um resumo de até 500 palavras, 3 a 5 palavras-chave, e pelo menos três referências bibliográficas segundo as normas da ABNT. Estas informações deverão estar no corpo do e-mail, não aceitaremos propostas em anexos. As propostas podem ser de trabalhos completos ou investigações em curso, desde que dentro da temática abordada.

Aceitamos submissões de graduandos e graduados.

SUBTEMAS CONTEMPLADOS

A lista disposta abaixo serve como guia geral, não impedindo de aceitarmos outras propostas ligadas ao grande tema do evento, mas que transitem entre vários subtemas ou não encaixem-se em nenhum deles.

  • Guerras e conflitos armados na história do Japão
  • Cultura marcial, discursos, e apropriações
  • Narrativas de legitimidade para o uso da violência
  • Representações da guerra, guerreiros, soldados, e civis
  • Memórias de guerra
  • Escritos sobre a arte da guerra e dos guerreiros
  • Intersecções entre guerra, religião, economia, e política
  • Ficção de guerra (literatura, cinema, anime, mangás, jogos e outras mídias)