IV Colóquio NEJAP de Estudos Japoneses – O Horror e o Sobrenatural no Japão: Estudos Transversais
Seguindo a tradição que instituímos em 2016, é com muita satisfação que anunciamos que o NEJAP vai para seu quarto Colóquio anual, desta vez com uma proposta bastante diferente: o estudo do horror e sobrenatural no Japão, abrangendo as mais diversas mídias – do folclore ao cinema – e as mais diversas áreas de estudo: antropologia, história, estudos folclóricos, literatura, psicologia, cinema, teatro, artes visuais, sociologia, dentre outras.
O evento, auspiciosamente, ocorrerá dia 31/10, podendo ser estendido para 01/11 se houver necessidade, e será precedido por exibições de clássicos do terror japonês, anunciadas a seu tempo.
Para isto, convidamos a todos a enviarem propostas para comunicações orais de 25 minutos.
TEMAS CONTEMPLADOS
As propostas enviadas devem contemplar um dos tópicos abaixo, propondo-se a analisá-lo de maneira crítica, por meio dos instrumentos formais de análise da área de estudos em questão, seja esta a antropologia, sociologia, história, história da arte, teoria literária, análise do discurso, psicologia, ou outras áreas das Humanidades:
- Horror no cinema, literatura, quadrinhos e outras mídias no Japão
- Folclore e lendas urbanas japonesas
- A representação do sobrenatural nas artes visuais
- Presença do sobrenatural em relatos do passado e presente
- Superstições e sua influência no cotidiano japonês
- Práticas mágicas no Japão através dos tempos
- Horror, lendas, e relações sociais e de gênero
Caso algumas propostas submetidas não encaixem-se completamente em uma das áreas acima, as mesmas serão analisadas pela comissão organizadora do evento, caso por caso.
REGRAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
Interessados em enviarem propostas devem seguir as regras dispostas acima, enviando um e-mail para nejap@nejap.ufsc.br com o título “Proposta para IV Colóquio”. No e-mail, deverão informar nome, vínculo institucional e situação acadêmica, título da proposta, resumo de até 500 palavras (sem contar os espaços), 3 a 7 palavras-chave, e pelo menos 3 referências bibliográficas segundo as normas da ABNT. As comunicações apresentadas podem ser investigações em curso, não necessitando serem trabalhos completos, no entanto, a solidez da problemática de pesquisa será avaliada. É recomendado incoporar ao resumo a(s) fonte(s) primária(s) analisada(s) no trabalho, quando couber.
Aceitamos submissões de graduados e graduandos, e conferimos certificado de apresentação.
Atenciosamente, Equipe NEJAP